O objetivo do aluno
ao fazer a revisão de texto é conseguir que ele comunique bem suas ideias e se
ajuste ao gênero. Isso tem de ser feito tanto durante a produção como ao fim
dela
Produzir textos é um processo que
envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e re-escrever. Esses
comportamentos escritores são os conteúdos fundamentais da produção escrita. A
revisão não consiste em corrigir apenas erros ortográficos e gramaticais, como
se fazia antes, mas cuidar para que o texto cumpra sua finalidade comunicativa.
“Deve-se olhar para a produção dos estudantes e identificar o que provoca
estranhamento no leitor dentro dos usos sociais que ela terá”, explica Fernanda
Liberali.
Com a ajuda do professor, as turmas
aprendem a analisar se ideias e recursos utilizados foram eficazes e de que
forma o material pode ser melhorado. A sala de 3º ano de Ana Clara Bin, na
Escola da Vila, em São Paulo, avançou muito com um trabalho sistemático de
revisão. Por um semestre, todos se dedicaram a um projeto sobre a história das
famílias, que culminou na publicação de um livro, distribuído também para os
pais. Dentro desse contexto, Ana Clara propôs a leitura de contos em que
escritores narram histórias da própria infância.
Os estudantes se envolveram na
reescrita de um dos contos, narrado em primeira pessoa. Eles tiveram de
re-escrevê- lo na perspectiva de um observador – ou seja, em terceira pessoa. A
segunda missão foi ainda mais desafiadora: contar uma história da infância dos
pais. Para isso, cada um entrevistou familiares, anotou as informações colhidas
em forma de tópicos e colocou tudo no papel.
Ana Clara leu os trabalhos e elegeu
alguns pontos para discutir. “O mais comum era encontrar só o relato de um
fato”, diz. “Recorremos, então, aos contos lidos para saber que informações e
detalhes tornavam a história interessante e como organizá-los para dar emoção.”
Cada um releu seu conto, realizou outra entrevista com o parente-personagem e
produziu uma segunda versão.
Tiveram início aí diferentes formas de
revisão – análise coletiva de uma produção no quadro-negro, revisão individual
com base em discussões com o grupo e revisões em duplas – realizadas dias
depois para que houvesse distanciamento em relação ao trabalho. A primeira
proposta foi a “revisão de ouvido”. Para realizá-la, Ana Clara leu em voz alta
um dos contos para a turma, que identificou a omissão de palavras e
informações. A professora selecionou alguns aspectos a enfocar na revisão:
ortografia, gramática e pontuação. “Não é possível abordar de uma só vez todos
os problemas que surgem”, completa Telma.
Quando a classe de Ana Clara se dividiu
em duplas, um de seus propósitos era que uns dessem sugestões aos outros. A
pesquisadora argentina em didática Mirta Castedo é defensora desse tipo de
proposta. Para ela, as situações de revisão em grupo desenvolvem a ref lexão
sobre o que foi produzido por meio justamente da troca de opiniões e críticas.
“Revisar o que os colegas fazem é interessante, pois o aluno se coloca no lugar
de leitor”, emenda Telma. “Quando volta para a própria produção e faz a
revisão, a criança tem mais condições de criar distanciamento dela e enxergar
fragilidades.”
Um escritor proficiente, no entanto,
não faz a revisão só no fim do trabalho. Durante a escrita, é comum reler o
trecho já produzido e verificar se ele está adequado aos objetivos e às ideias
que tinha intenção de comunicar – só então planeja- se a continuação. E isso é
feito por todo escritor profissional.
A revisão em processo e a final são
passos fundamentais para conseguir de fato uma boa escrita. Nesse sentido, a
maneira como você escreve e revisa no quadro-negro, por exemplo, pode colaborar
para que a criança o tome como modelo e se familiarize com o procedimento.
Sobre o assunto, Mirta Castedo escreve em sua tese de doutorado: “Os bons
escritores adultos (...) são pessoas que pensam sobre o que vão escrever,
colocam em palavras e voltam sobre o já produzido para julgar sua adequação.
Mas, acima de tudo, não realizam as três ações (planejar, escrever e revisar)
de maneira sucessiva: vão e voltam de umas a outras, desenvolvendo um complexo
processo de transformação de seus conhecimentos em um texto”.
Reescrever: acredito que é esta a palavra chave para a boa redação. Quando faz reescritura do seu texto o aluno refaz caminhos que passam despercebidos ao escrever.
ResponderExcluirParabéns pela matéria. Espetacular.