Colégio Estadual João Galvão Sobrinho - JONGA
Projeto Interdisciplinar
Tema: Viva! O centenário de Jorge Amado
As pessoas esquecerão o que você diz,
As pessoas esquecerão o que você faz,
Mas as pessoas jamais esquecerão
o que Você as fez sentir.
Autor desconhecido
Áreas envolvidas: Linguagens, Ciências Humanas e
Ciências Exatas.
Período: De 01 de junho à 30 de julho de 2012
Itamarí-BA
Colégio Estadual João Galvão Sobrinho - JONGA
Idealizador do projeto:
Emílio Nery de Souza Neto
Projeto Interdisciplinar
Tema: Viva! O
centenário de Jorge Amado.
1.
Justificativa:
Se a Bahia hoje é mundialmente
conhecida com certeza foi graças as escrituras de um homem apaixonado pela sua
terra, filho de João Amado de Faria e de D. Eulália
Leal, Jorge Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912
em uma fazenda, em Ferradas, distrito de Itabuna - Bahia.
Engajado
com as questões sociais, políticas e principalmente literárias traduziu a alma
do povo baiano para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Esse
profundo intérprete da nossa cultura
faria 100 anos em agosto desse ano, por conta disso nosso colégio pretende
revisitar a sua obra e conhecer sua bela história que se confunde com nossas
raízes rurais que também estão postas sobre o cultivo do cacau.
Com
vinte e um romances como Capitães da Areia, 1936, Tieta do
Agreste, 1977, Gabriela, Cravo
e Canela, 1958, e mais novelas, contos, teatro, poesia e literatura infanto-juvenil, Jorge
amado Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros
de todos os tempos, cuja obra foi publicada em 49 idiomas e em 52 países,
influenciando na construção da imagem da Bahia nacional e internacionalmente. A
obra literária de Jorge Amado ganhou inúmeras adaptações para o cinema, o
teatro e a televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o
Brasil.
2. Objetivos
2.1.
Objetivo geral
Conhecer a
vida e nos reconhecer em sua obra. E a partir de algumas de suas obras realizar trabalhos envolvendo a linguagem
verbal e não verbal, bem como práticas de leitura, escrita e re-escrita de
textos escritos, sobre os diferentes
pontos de vista das diversas disciplinas curriculares.
2.2.
Objetivos
específicos por Área (disciplina):
2.2.1.
Língua
portuguesa.
·
Acompanhar a leitura de um romance;
·
Explorar os temas mais evidenciados na obra;
·
Analisar letras de músicas que tratem dos
personagens;
·
Adaptar um capítulo para uma Rádio Novela;
·
Localizar a obra no movimento literário;
2.2.2.
Redação
·
Reescrever contos mudando o desfecho;
·
Perceber as etapas de
produção de texto com base na leitura e análise de trechos de obras de Jorge
Amado;
2.2.3.
Artes
·
Ilustrar fragmentos da obra ou capítulos de
obras;
·
Adaptar uma obra para o teatro;
·
Apresentar uma peça teatral;
2.2.4.
Geografia
·
A região cacaueira na obra de Jorge Amado;
·
Ler e analisar fragmentos de obra;
·
Reconhecer no mapa as regiões apresentadas nas
obras;
·
Conhecer o espaço geográfico na obras por meio
de filmes ou fragmentos da obra;
2.2.5.
História
·
Mostrar as mudanças e permanências da cultura
dos coronéis do cacau;
·
Conhecer a Biografia de Jorge Amado;
·
Momento histórico que o autor escreveu algumas
de suas obras;
2.2.6.
Língua Inglesa
·
Como ficaram os nomes das obras em inglês;
·
Traduzir pequenos textos informativos sobre
Jorge Amado;
2.2.7.
Sociologia /
Filosofia
·
Conhecer o lado comunista de Jorge Amado e sua
militância política;
·
A religião como bem cultural;
·
As visões culturais (o poder, a prostituição, o
imigrante) exploradas na obra;
2.2.8.
Matemática
·
Realizar uma pesquisa de campo sobre o
conhecimento da obra e da vida de Jorge amado;
·
Transformar os resultados em gráficos de “pizza”
e “barras”;
·
Discutir os resultados obtidos.
2.2.9.
Química
·
As comidas baianas apimentadas na obras e sua
posição na pirâmide alimentar
·
Conhecer quimicamente as vantagens do óleo de
dendê;
·
Usos
industriais e alimentares do dendê e do cacau;
·
Construir painel ilustrando a questão do
biodiesel;
2.2.10.
Biologia
·
A genética do ser humano independe da cor da
pele: questões raciais do ponto de vista biológico;
·
O preconceito racial;
2.2.11. Educação física
·
Explorar a linguagem corporal (construir
coreografias com músicas que falam das obras);
·
A capoeira como esporte recorrente nas obras;
·
Explorar a musicalidade;
3.
Etapas previstas
e intervenções:
3.1. Fazer um levantamento por área do
material a ser trabalhado durante projeto.
3.2. Divulgação com cartazes sobre o
projeto.
3.3. Organização e sensibilização dos
professores para a orientação dos trabalhos.
4. Recursos
·
Textos impressos;
·
Obras literárias;
·
CDs (com músicas);
·
Aparelho de multimídia;
·
Cartolina, papel madeira e tinta;
·
Fita adesiva, cola e tesoura;
·
Filmes em DVD;
·
Cartazes;
5. Preparação da Exposição.
Data: _______________
Horário:
____________________
Local: Pátio
da escola
5.1.
Divisão de professores por manifestação artística.
·
Exibição de uma peça teatral;
·
Jornal Impresso;
·
Coreografia
·
Música (cantada ou dublada)
·
Paródia;
·
Capoeira;
·
Apresentação de uma Rádio Novela
·
Recital de Poesia;
·
Exposição participada (Montagem de Estantes);
Obras;
Slides;
Alimentos;
Artesanato e religiosidade;
Personagens;
Produções de alunos;
5.2.
Sugestões de filmes adaptados a partir da obra de Jorge Amado;
·
A Vida dos Capitães de Areia (do livro “Capitães
de Areia”, de Jorge Amado)
·
Dona Flor e seus Dois Maridos (1976)
·
Tenda dos Milagres (1977)
·
Morte e Vida Severina e Quincas Berro D'Água
(1977) (sobre o poema de João Cabral de Melo Neto e o livro “A Morte e a morte
de Quincas Berro D'água”, de Jorge Amado)
·
Gabriela (1983)
·
Jubiabá (1983)
·
Tieta do Agreste (1996)
·
Pastores da Noite (2003)
·
Capitães da Areia (2011)
·
Trechos de novelas como Porto dos Milagres
(baseado em Mar Morto);
5.3
Sugestões de músicas
- 1 Depoimento de Gilberto Gil
- 2
Jesuíno galo doido - Gilberto Gil
(Jocafi, Antônio Carlos) - 3
É doce morrer no mar - Lenine
(Jorge Amado, Dorival Caymmi) - 4
Jubiabá - Lazzo
(Gerônimo) - 5
Suor negro - Sandra de Sá
(Jorge Portugal, Saul Barbosa) - 6
Caminhos da fome - Cátia Guima
(Jorge Portugal, Carlos Pita) - 7
Capitães de areia - Fafá de Belém
(Jorge Portugal, Jarbas Bittencourt) - 8
Memórias do mar - Caetano Veloso
(Jorge Portugal, Vevé Calasans) - 9
Noite perpétua - Márcia Short
(Jorge Portugal, Roberto Mendes) - 10
Dona Flor e seus dois maridos - Sem Compromisso
(Jocafi, Antônio Carlos) - 11
Rosa Palmeirão - Dominguinhos do Estácio
(Jorge Portugal, Edil Pacheco) - 12
Alegre menina - Frejat
(Jorge Amado, Dori Caymmi) - 13
Milagres do povo - Margareth Menezes
(Caetano Veloso) - 14
Modinha para Gabriela - Tânia Maya
(Dorival Caymmi) - 15
Olhos de Xangô - Wil Carvalho
(Jorge Portugal, Lazzo) - 16
A luz de Tieta - Pedro Luís e A Parede
(Caetano Veloso) - 17
Quincas Berro D' Água - Banda Eva
(Jorge Portugal, Gilson Babilônia) - 18 Depoimento de Caetano Veloso
- 19 Iemanjá
- (Gal Costa)
6.
Empreendimento
- Viagem a Ilhéus: conhecendo o berço de Jorge Amado; Data:___________
- Apresentação dos trabalhos Data: _______________;
7. Fontes de pesquisa
MEC—Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Médio: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1999.
Parabéns! Você é um grande profissional! Amei e confesso que tentarei aplicar nesta III Unidade do Colégio Estadual Jorge Amado, na qual eu me encontro como gestora no momento
ResponderExcluir